Aveiro é candidata a Capital Europeia da Cultura em 2027

09 de Abril de 2021

"Artistas no Território é uma coleção de vídeos com atuações de vários criadores em locais emblemáticos de Aveiro. André Cabral ft. Ekco Deck, Beatbombers, Filipe Caldeira, Holy Nothing, Moullinex e SinØ foram convidados a atuar neste território, gerando uma simbiose perfeita com lugares marcantes da sua paisagem e história. Este é um projeto promovido pela Câmara Municipal de Aveiro, através do Teatro Aveirense, e inserido na estratégia "Cultura em Tempos de (In)Certeza". - In Aveiro 2027

 

 

Esta acção insere-se na nova campanha lançada para promover a candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027.

A candidatura foi apresentada em Junho de 2019, tendo por assinatura a expressão “E isto muda tudo” e quatro eixos fundamentais de intervenção: Cultura, Natureza, Tech e Soul. A apresentação aconteceu no Regimento de Infantaria 10, em São Jacinto, lugar histórico e simbólico na preservação dos princípios europeus.

Em Novembro de 2020 foram anunciados os copromotores do projeto: a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, a Universidade de Aveiro e a Associação de Comércio de Indústria do Distrito de Aveiro. Também o presidente da Comissão de Honra foi apresentado nessa data, cargo ocupado por Carlos Moedas.

A Capital Europeia da Cultura em 2027 será escolhida por um júri composto por dez peritos independentes, nomeados por instituições europeias. O anúncio da candidatura vencedora acontecerá em 2023, título que nesse ano será partilhado com uma cidade da Letónia. Portugal já recebeu a Capital Europeia da Cultura em três ocasiões: 1994 (Lisboa), 2001 (Porto) e 2012 (Guimarães).

Tempo